Carência em planos de saúde refere-se ao período que o beneficiário precisa esperar antes de poder utilizar determinados serviços de saúde ou procedimentos, mesmo após a adesão ao plano.
Essa espera é estabelecida pelo próprio plano de saúde e pode variar de acordo com o tipo de serviço/procedimento, além do tipo de contrato e cobertura contratados.
Geralmente, as carências são estabelecidas para procedimentos mais complexos, como cirurgias e internações, e podem durar de 30 a 180 dias. É importante ressaltar que, mesmo durante o período de carência, o beneficiário tem acesso aos serviços de urgência e emergência, conforme estabelecido por lei.
As carências são uma das regras básicas dos planos de saúde no Brasil. Elas são estabelecidas pelas operadoras de saúde como uma forma de garantir que não haja uso imediato e excessivo dos serviços pelos novos beneficiários.
As carências podem variar de acordo com o tipo de procedimento, plano contratado e de acordo com a legislação vigente. Em geral, as carências para procedimentos mais simples, como consultas e exames simples, costumam ser menores, enquanto as carências para procedimentos mais complexos, como cirurgias e internações, costumam ser maiores.
É importante lembrar que as carências não se aplicam a serviços de urgência e emergência, que devem ser atendidos de imediato pelos planos de saúde, conforme estabelecido em lei.
Outro ponto importante é que as carências podem ser negociadas no momento da contratação do plano, sendo possível reduzi-las ou eliminá-las em alguns casos, mediante a carta de permanência do plano anterior desde que os planos tenham as mesmas características e condições estabelecidas pela operadora.
Portanto, é importante que o consumidor esteja atento às carências antes de contratar um plano de saúde, para evitar surpresas desagradáveis. É sempre recomendável que se faça uma análise cuidadosa das coberturas e condições do plano antes de assinar o contrato.
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